A ASPACO realizou no último dia 17 de março, na Cabanha Dorper Orignes, em São Luis do Paraitinga (SP), o “2º Treinamento de mão de obra para ovinos”. A capacitação teve o objetivo de criar mão de obra especializada na ovinocultura, um dos principais gargalos da atividade e foi destinada a funcionários de fazendas e cabanhas que já trabalham com ovinos, profissionais de outras áreas da pecuária e criadores. As aulas serão ministradas por técnicos da ASPACO, técnico da emprensa Origens e professores universitários.
Essa iniciativa faz parte de uma ação estratégica da nova diretoria para aprimorar a atividade no Estado. “A mão de obra na ovinocultura é um dos principais gargalos da produção de carne de cordeiro no Brasil. A ASPACO tem essa preocupação e procurou os parceiros para que pudéssemos realizar um Dia de Campo específico aos funcionários dos nossos associados. Esperamos que muitos eventos como esse até termos profissionais especializados no trato com os ovinos”, ressalta o presidente da ASPACO, Chico Fernandes.
Nos últimos anos a ovinocultura sofreu uma retração acentuada no estado de São Paulo. O plantel de ovinos sofreu uma queda de 17% entre os anos de 2010 e 2015 no Estado. Essa redução deve-se à diversos fatores, mas acredita-se que a falta de capacitação técnica seja para mão de obra quanto para gestores da atividade prejudica a competitividade da ovinocultura paulista. “A ovinocultura necessita de capacitação seja de mão de obra como de gestores para o desenvolvimento de modelos de produção que sejam rentáveis e competitivos frente a outras atividades”, afirma dirigente da entidade.