A Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), realizou em 2020, na cidade de Botucatu (SP), a 19ª edição do Campeonato Cordeiro Paulista (CCP). Mantendo seu objetivo de fomentar a Ovinocultura no Estado de São Paulo, a ASPACO consolida 60 anos de história na atividade, celebrados em 10 de março de 2020, oferecendo ao Ovinocultor conhecimento sobre técnicas de manejo e produção.
Resultado de iniciativas iniciais para promover a atividade e o consumo de carne de cordeiro, como o I Concurso de Carcaças de Cordeiros durante a IV EXPOVELHA em 1991, na cidade de São Manuel, desde 2002 o CCP tem por objetivo, além dos citados acima, promover o confinamento de cordeiros como técnica de manejo em sistemas intensivos de produção de carne ovina, independentemente das raças e/ou cruzamentos utilizados.
Critérios técnicos de manejo, relacionados ao manejo sanitário dos animais, principalmente com o desafio da verminose, levaram a associação, juntamente com instituições de ensino e pesquisa, a avaliar e difundir o confinamento para a terminação de cordeiros. A utilização do confinamento pode resultar em: maior produtividade por área; maior ganho de peso; menor idade ao abate; padronização das carcaças; menor taxa de mortalidade; proteção contra predadores; melhor controle da alimentação; descanso de áreas de pastejo e redução da lotação; uso eficiente de recursos humanos e materiais.
Ao longo das edições do CCP, foi observado uma melhoria da qualidade dos cordeiros produzidos pelos criadores, desde o manejo reprodutivo até o final da fase de cria. O campeonato não segue estritamente o rigor científico de um experimento acadêmico, entretanto, possibilitou o estudo das dietas utilizadas na terminação de cordeiros; observar a evolução tanto das matérias primas como das tecnologias envolvidas na formulação e fabricação de rações; a realização de trabalhos acadêmicos, como iniciação científica, além da gerar informações para o produtor melhorar sua produção de cordeiros e carcaças.
O Campeonato Cordeiro Paulista procura sempre refletir a realidade do setor produtivo e os critérios de avaliação têm sofrido mudanças em função das exigências do mercado consumidor. Toda a história e resultados das edições do CCP podem ser consultados no website da associação (www.aspaco.org.br).
Neste ano, entre os meses de setembro e novembro, o Campeonato Cordeiro Paulista contou com 116 cordeiros, distribuídos em 29 lotes de 18 produtores de diferentes regiões do Estado de São Paulo e do Paraná. A etapa de avaliação do ganho de peso em confinamento foi realizada no Setor de Forragicultura e Pastagens do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da FMVZ/UNESP, Campus de Botucatu, com supervisão dos Professores Dr. Ciniro Costa e Dr. Paulo Roberto de Lima Meirelles.
Na admissão do confinamento, os animais foram vacinados com Glanvac (Zoetis), receberam doses de Zolvix e Baycox (Elanco) e tiveram acompanhamento clínico da equipe de residentes da Clínica Veterinária de Grandes Animais do HV/FMVZ/UNESP, sob supervisão do Prof. Dr. Rogério Amorim. Durante todo o período de confinamento os cordeiros foram alimentados com ração “Dieta Total Confinamento Ovinos” da Coopermota, com acesso à vontade a cocho de sal e bebedouros.
A etapa de confinamento foi iniciada oficialmente no dia 23/09, com registro de 22,0 kg de peso corporal médio dos cordeiros. Após 48 dias a etapa foi finalizada com os cordeiros apresentando peso corporal médio de 41,7 kg e ganho de peso médio diário de 363 g, com a seguinte classificação:
1º Lugar: Antônio Roberto Alves Corrêa, da Fazenda União do Brasil, de Buri (SP), utilizando cordeiros Texel;
2º Lugar: Lucas Lemos Ranzani, da Fazenda Bisturi, de Vargem Grande do Sul (SP), com cordeiros Dorper × White Dorper;
3º Lugar: Rosângela F. Camiloti, da Cabanha Águas da Divisa, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), com cordeiros Ile de France × Suffolk.
Após esta etapa de peso, os cordeiros foram abatidos no frigorífico Don Pig, em São Manuel (SP), para a realização da etapa de avaliação das carcaças. Esta etapa foi realizada pelos Zootecnistas Hélio de Almeida Ricardo, Diretor Técnico da ASPACO, Márcio Armando Gomes de Oliveira, Inspetor Técnico da ARCO e Coordenador do CJRO ARCO e Melissa da Fonseca Oliveira, zootecnista da ASPACO.
Como critérios de avaliação, foram registradas as características de: uniformidade, conformação, acabamento, espessura de gordura subcutânea (EGS) e rendimento de carcaça fria (RCF). As avaliações de conformação e acabamento são feitas com a utilização do modelo SEUROP (União Europeia) de tipificação de carcaças de ovinos. O modelo SEUROP é regulamentado para todos os países que fazem parte do Mercado Comum Europeu, com certas variações regionais, e amplamente utilizado na comercialização de carcaças. Foi obtido um peso médio de carcaça fria de 18,7 kg, 48,7% de RCF e 2,4 mm de média de EGS.
A classificação final da etapa de avaliação de carcaças ficou:
1º Lugar: Reynaldo E. de Barros Filho, da Fazenda Nossa Sra. Da Conceição, de São Manuel (SP), com cordeiros Texel;
2º Lugar: Antônio Roberto Alves Corrêa, da Fazenda União do Brasil, de Buri (SP), com cordeiros Texel;
3º Lugar: Jaqueline e Jamer Mascarenhas, da Cabanha Interlagos, de Valinhos (SP), com cordeiros Dorper.
Com a somatória da pontuação das duas etapas foi determinada a classificação final do CCP 2020, tendo como Campeão o criador Antônio Roberto Alves Corrêa, da Fazenda União do Brasil, de Buri (SP) e Reservado Campeão o criador Lucas Lemos Ranzani, da Fazenda Bisturi, de Vargem Grande do Sul (SP).
O Presidente da ASPACO, Francisco M. N. Fernandes, além de toda sua Diretoria, agradece imensamente a participação dos criadores na 19ª edição do Campeonato Cordeiro Paulista, e destaca a importância de se avaliar o desempenho dos animais em confinamento, que apresenta vantagens como opção de ferramenta de manejo na produção de cordeiros.
Destaca-se também o importante papel dos apoiadores, patrocinadores e parceiros da ASPACO imprescindíveis para a realização do CCP: Professores Ciniro Costa, Paulo Roberto de Lima Meirelles, Rogério Amorim, Celso Antônio Rodrigues (Diretor da FMVZ) e Cezinande de Meira (Vice-Diretor da FMVZ); Zoot. Dr. Cristiano Pariz; Coopermota, Zoetis e Elanco; Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO); Colares de Identificação Águas da Divisa; C&O a Revista do Agronegócio, Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba e Região (NCO) e Vila das Carnes.